sexta-feira, 26 de outubro de 2012

H30 - Resolver problemas em diferentes contextos, que envolvam triângulos semelhantes


01. Na figura abaixo há dois triângulos semelhantes. As figuras não estão desenhadas em escala.



A medida do lado DE é:
(A) 5,6 cm.
(B) 8 cm.
(C) 4,5 cm.
(D) 3 cm.


02. Priscila está subindo uma rampa a partir do ponto A em direção ao ponto C. Após andar 5 metros, ela para no ponto B, situado a 3 metros do chão, conforme a figura.



Para que Priscila chegue ao ponto C, situado a 12 metros do chão, ela ainda precisa andar:
a. 20 m
b. 15 m
c. 10 m
d. 5 m


03. Os triângulos representados nas figuras a seguir são semelhantes.



Os comprimentos aproximados dos lados BC e PR são dados, respectivamente, por
A) 3,75 e 7,2.
B) 7,2 e 6,7.
C) 9,7 e 8,2.
D) 5,4 e 12,8.


04. Para as comemorações de aniversário de uma cidade, foi construído um grande painel de forma triangular na fachada de um edifício, sendo AB paralelo a CD. Dados: VA=10 m; AC =5 m e CD=18 m.



Portanto, AB mede:
A) 9 m.
B) 12 m.
C) 15 m.
D) 16 m.



05. Considere o triângulo ABC. Os segmentos DE e BC são paralelos. Os triângulos ABC e ADE são semelhantes porque:
         


a)    têm ângulos correspondentes congruentes
b)    têm lados e ângulos congruentes
c)    têm lados correspondentes congruentes
d)    são congruentes


06. Considere o triângulo ABC. Os segmentos DE e BC são paralelos. Os triângulos ABC e ADE são semelhantes  porque:



a) têm ângulos correspondentes congruentes.
b) têm lados e ângulos congruentes.
c) têm lados correspondentes congruentes.
d) são congruentes.

Arquivo do blog